Quando finalmente chega o momento de construir nossa casa própria devemos estar preparados e decididos para qual ou quais tipos de construção utilizaremos. Por isso, explico os tipos de construção mais utilizados, suas características, vantagens, desvantagens e as principais diferenças entre eles. Lembre-se de que o local e a área onde será construída a casa devem influenciar a escolha do método de construção, pois fatores como a forma do terreno e o clima da região (chuvosa, seca ou úmida) afetam diretamente essa decisão.
Tipos de construção: Métodos e Técnicas
- Construção em Alvenaria
A alvenaria é um dos métodos mais tradicionais de construção e envolve o uso de materiais como: tijolos, tijolos cerâmicos, blocos de concreto e pedras naturais, unidos por argamassa, e composto por vigas, pilares e laje de concreto armado. É o tipo de construção ideal para edifícios residenciais e comerciais.
Em reformas, a alvenaria é utilizada para restaurar ou modificar estruturas existentes, mantendo a integridade arquitetônica original.
Vantagens: durabilidade, resistência e boas propriedades térmicas e acústicas
Desvantagens: tempo de construção e o custo são elevados. A fundação e a estrutura devem ser robustas por conta do peso das paredes.
- Construção em Concreto Armado
O concreto armado combina concreto e aço para criar estruturas robustas e flexíveis. O aço é inserido no concreto durante a mistura, permitindo que o concreto suporte tensões de tração.
Este método profissionais de construção utilizam amplamente em edifícios de vários andares, pontes e infraestruturas devido à sua resistência e versatilidade. O concreto armado também permite a criação de formas arquitetônicas inovadoras. Em projetos de reforma, a adição ou modificação de elementos em concreto armado pode oferecer soluções criativas e duráveis.
Vantagens: alta resistência, durabilidade e flexibilidade.
Desvantagens: a cadeia produtiva é uma das mais poluidoras do mundo, pois sua matéria-prima vem da mineração e seu processo produtivo gera muitos resíduos poluentes e o alto risco de vida para os trabalhadores.
- Construção em Madeira
A construção em madeira é uma técnica sustentável e amplamente utilizada ao longo da história. A madeira usada na construção civil vem geralmente de reflorestamento, com árvores de rápido crescimento cultivadas como matéria-prima. As construções em madeira variam desde cabanas simples até edifícios modernos e torres de vários andares.
Em reformas, profissionais usam a madeira para restaurar ou atualizar acabamentos e elementos estruturais de forma ecológica e estilosa.Vantagens: se usada adequadamente, a madeira oferece resistência e isolamento térmico, é leve e fácil de trabalhar, e torna a construção mais rápida, limpa e sustentável.
Desvantagens: altamente inflamável, suscetível a fungos e insetos e dilatação em áreas muito úmidas. Manutenção periódica e ruído devido à contração e dilatação da madeira conforme as variações térmicas.
- Construção em Terra ou Bio construção
Na construção em terra, os engenheiros e arquitetos podem empregar diversas técnicas, como taipa de pilão, adobe, superadobe, hiperadobe, cob, tijolo de solo-cimento e pau a pique (ou casa de taipa). Todas utilizam barro, argila ou terra crua como materiais principais. Edifícios construídos com terra têm uma boa capacidade de isolamento e podem ser bastante duráveis quando bem mantidos. A construção em terra também pode ser uma opção econômica e ecológica. Em projetos de reforma, pode-se aplicar técnicas de construção em terra para restaurar ou criar novos elementos que respeitem a tradição e a sustentabilidade.
Vantagens: Propriedades térmicas excepcionais e baixo impacto ambiental, isolamento térmico, construção econômica e ecológica.
Desvantagens: precisa de mão de obra especializada, cuidados específicos na execução de algumas áreas da casa.
- Steel Frame
O steel frame é um método de construção que usa perfis de aço para formar a estrutura principal do edifício. Ele se destaca pela resistência, leveza e economia de material, permitindo grandes vãos e edifícios de vários andares. O steel frame também oferece rapidez na montagem e flexibilidade no design arquitetônico.
Seu fechamento é feito por placas, podendo ser cimentícias, de madeira, drywall ou outros materiais. Sua estrutura é composta basicamente por: fechamento externo, isolantes termoacústicos e fechamento interno. A principal diferença do steel frame é a limpeza do canteiro de obras, pois não há necessidade do uso de água proporcionando uma construção seca.
Usadas em reformas, estruturas metálicas são empregadas para reforçar ou modificar edifícios existentes, permitindo novas configurações e expansões.
Vantagens: além das descritas acima, temos agilidade na construção, redução do peso da estrutura, melhor isolamento térmico e acústico, menor custo, entre outros.
Desvantagens: dificuldade em encontrar mão de obra especializada e limite de pavimentos (andares).
- Wood Frame
O wood frame é um método construtivo de estrutura leve em madeira, utilizado por sua rapidez e eficiência. Comum em regiões onde a madeira é abundante e barata, oferece bom isolamento térmico e acústico. Além de sustentável, é ideal para reformas, permitindo modificações de forma ecológica e estética.
Vantagens: redução de até 50% de mão-de-obra para à execução da obra, redução no tempo de execução da obra e de resíduos e desperdícios. Conforto térmico e acústico e alta resistência e durabilidade.
Desvantagens: custo da mão-de-obra especializada.
Em breve trarei outros posts descrevendo mais detalhes de cada tipo de construção que citei aqui.
One response